Conceito aberto: uma nova concepção de ambientes modernos

Tendência na arquitetura moderna, o conceito aberto veio para ficar e integrar ambientes e pessoas. Praticidade e funcionalidade fazem parte do jeito de ser e conviver de quem prioriza vivenciar boas experiências a todo momento. 

 

Ambientes integrados fazem parte de um novo modo de ser que envolve o prático e o moderno. Eles estão presentes nos novos projetos de construções e são a prioridade em reformas de casas e apartamentos de todos os tamanhos, proporcionando a sensação de amplitude e garantindo melhor aproveitamento dos espaços.

 

Quer saber mais sobre essa nova concepção de ambientes? Continua a leitura e saiba como ela surgiu e porque virou tendência.

O que significa conceito aberto?

 

Antigamente, as residências costumavam ter cozinha, copa e a sala. 

 

A cozinha era o local onde ficavam a geladeira, fogão, armários e, às vezes, uma mesa. O local se destinava praticamente para a preparação dos alimentos. 

 

Depois de prontos, eles eram servidos na copa. A sala geralmente era o local de reunião para assistir televisão e receber visitas.

 

Para dar valor, utilidade e funcionalidade para a cozinha, lá pelos meados do século XX surgiu o conceito de “cozinha americana”.

 

Nesse modelo, ela é conjugada com a sala e, geralmente, separada por um balcão construído em alvenaria, que, muitas vezes, serve de mesa. Ele tem a finalidade de delimitar o espaço de cada cômodo. 

 

Ou seja, os três cômodos das edificações antigas praticamente se tornaram um, divididos apenas por um balcão que distingue os ambientes. 

 

Nesse modelo nascia a primeira ideia de ambientes integrados. 

 

Quais ambientes podem ser integrados?

 

Na arquitetura moderna, a concepção de conceito aberto é eliminar o uso de paredes focando na mobilidade, visibilidade dos moradores, principalmente das crianças, amigos e familiares em momentos de encontros casuais ou festivos, bem como no aproveitamento do espaço e na funcionalidade de cada ambiente.

 

A nova concepção de ambientes pode integrar:

- Salas com cozinha, é o modelo mais usado,

- Sala de estar com varanda,

- Sala com jardim,

- Sala com home-office,

- Quarto com escritório,

- Quarto com closet e banheiro.

 

Abrimos um parêntese para informar que antes da pandemia já haviam 3,8 milhões de brasileiros que trabalhavam no sistema home-office e que precisaram transformar uma parte da sua casa em um escritório.

 

A estimativa é que esse modelo adotado cresça em até 30% nos pós-pandemia.

Vantagens em usar o conceito aberto

 

Spacious, bright living space

 

Se você curte programas como Irmão à Obra dos irmãos Jonathan e Drew Scott, e Ame-a ou Deixe-a, apresentado pelos simpáticos Jillian Harris e ‎Todd Talbotum reality show da televisão canadense transmitido no Discovery H&H, já reparou que eles adoram quebrar paredes para transformar e reformar ambientes e que o resultado é incrivelmente maravilhoso?

 

O conceito aberto possibilita que praticamente tudo seja integrado, da cozinha ao jardim, fazendo a diferença na rotina familiar e trazendo vários benefícios.

 

Entre suas vantagens estão:

 

Melhor aproveitamento e funcionalidade do espaço

 

Cozinha, sala de estar, jantar e varanda integradas formam uma combinação perfeita e funcional, resultando em melhor aproveitamento de cada espaço.

 

Isso possibilita uma circulação inteligente e maior organização no interior.

 

Como os ambientes são distintos apenas pela mobília e decoração, cada um deles tem a sua funcionalidade e o todo apresenta maior amplitude.

 

Sensação de liberdade

 

O conceito aberto dá uma sensação de liberdade para os moradores porque as paredes que mantinham as pessoas afastadas não existem mais.

 

Essa concepção de ambiente também conecta o interior com o exterior. Se o imóvel tem uma área externa, por exemplo, uma porta de vidro pode integrar o dentro e o fora.

 

Nesse mesmo exemplo, enquanto uma pessoa está na cozinha preparando a sua receita, pode ter uma visão total do seu jardim.

 

Socialização e integração entre todos

 

Mais uma vez, vamos usar a cozinha como exemplo.

 

Esse ambiente passou a ser o lugar mágico de delícias e aromas, e essa energia que ela emana pode ser desfrutada pelos demais moradores e visitantes que se encontram em outros ambientes.

 

A pessoa que está preparando algum aperitivo ou prato pode interagir normalmente com os demais moradores e visitas que se encontram em outro ambiente e vice-versa.

 

Os ambientes integrados também proporcionam melhores momentos de convivência familiar, principalmente na hora do descanso, já que possibilita a aproximação de todos.

 

Além disso, os moradores conseguem fazer atividades diferentes. Um casal pode tranquilamente assistir sua série favorita e supervisionar as crianças que estão no outro ambiente.

 

Melhor utilização dos recursos naturais 

 

O conceito aberto também envolve a sustentabilidade e a melhor utilização e aproveitamento dos recursos naturais.

 

Ao integrar, por exemplo, a varanda e a sala com vidros, além da sensação de liberdade em ter contato com o exterior, essa ideia também possibilita a entrada da luz natural.

 

Como os ambientes são conjuntos, existe uma melhor circulação de ar, o que ajuda na ventilação do espaço.

 

Muitas vezes, o vidro aberto da sacada, por exemplo, elimina a necessidade ou reduz o tempo de uso de climatizadores e outros equipamentos.

 

Conceito aberto é somente para espaços grandes?

 

Cozinha de plano aberto Interior de sala de jantar

 

Muitas pessoas pensam que o conceito aberto é somente viável para quem tem uma casa ou apartamento grande.

 

Na verdade, é exatamente o contrário que acontece. 

 

Sabemos que a tendência dos imóveis é ficarem com metragens cada vez mais reduzidas, e o conceito aberto consegue dar amplitude ao ambiente e unir conforto, bem-estar, funcionalidade, praticidade e modernidade independentemente do espaço disponível.

 

Morar bem não está associado ao tamanho da casa ou do apartamento, e sim ao aproveitamento de cada espaço e a comodidade que ele oferece.

 

Escadas Munarim, empresa registrada do CREA-SC, especialista em escadas para todos os tipos de ambientes, tanto residenciais como comerciais, há 14 anos no mercado construindo soluções. Acesse o Catálogo Empresarial Online CREA-SC e obtenha todos os nossos contatos.

 

Fontes:

Casa Abril,

Revista USE

Oberlo, plataforma internacional de drop shipping,

 

Matéria escrita por Marlete Lopes

Isso quer dizer que atualmente a ideia envolvendo o escritório é tendência e necessidade.

Últimas Notícias

Orientações sobre responsabilidade técnica nos sistemas de prevenção e combate a incêndios
Orientações sobre responsabilidade técnica nos sistemas de prevenção e combate a incêndios

Quem são os profissionais responsáveis tecnicamente pelo Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico em sua totalidade?

ler mais
Conteúdos para você ir mais alto!
Conteúdos para você ir mais alto!

:: Planejamento para as redes sociais :: 5 lições que aprendemos com Steve Jobs :: Preparado com os custos de mídia da Black Friday?

ler mais
Conceito aberto: uma nova concepção de ambientes modernos
Conceito aberto: uma nova concepção de ambientes modernos

Tendência na arquitetura moderna, o conceito aberto veio para ficar e integrar ambientes e pessoas. Praticidade e funcionalidade.

ler mais